Acervo Caliban


GlossᲩo

B

Bitola 16mm
Criada em 1923 pela Eastman Kodak Company com o objetivo de promover o cinema amador. Por usar negativo revers�l, era poss�l a exibi磯 do filme sem precisar tirar c੡. Este procedimento foi bastante difundido pelo fato de n㯠ser inflamᶥl. Com o aparecimento da TV, o suporte 16mm se profissionalizou e, antes do videotape, serviu para registrar reportagens para os noticiᲩos televisivos. Ainda hoje 頢astante utilizado e, nos anos 60, foi criado o Super 16mm que permite amplia磯 para 35mm e 頢astante usado para comerciais, videoclipes e filmes de fic磯.

Bitola 35mm
Em 1893, a pedido de W.L. Dickenson, assistente de T. Edison, Georges Eastman divide ao meio o suporte de nitrato de celulose 70mm das mᱵinas de fotografar e acrescenta uma s鲩e de perfura絥s de modo a se adaptar ao kinetosc੯. A inven磯 deu certo e se tornou padr㯠do cinema comercial.

Base de acetato
Suporte criado nos anos 10 e usado a partir dos anos 20 principalmente em cinema amador em substitui磯 ࠢase de nitrato de celulose inflamᶥl. ɠimportante dizer que esta base, na 鰯ca da sua cria磯, era extremamente instᶥl, pois estava sujeita a varia絥s dimensionais como encolhimento. O seu grau de transparꮣia era bem inferior ࠢase de nitrato de celulose. Depois de estabilizada e sanado o problema de transparꮣia, a base de acetato foi adotada como padr㯠pela ind䲩a cinematogrᦩca para filmes 35mm.

Base de nitrato de celulose
Suporte desenvolvido por Georges Eastman, em 1898, inicialmente utilizado em suas c⭥ras fotogrᦩcas com filmes de rolo que substitu� as chapas de vidro pesadas e de dif�l manuseio. A base de nitrato de celulose foi adotada pelo cinema comercial em todas as bitolas existentes. Embora de alta qualidade, esta base era inflamᶥl e representava perigo para quem n㯠soubesse manipul᭬a.

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Base de poli鳴er
Surgiu em meados dos anos 30 e, diferente das demais, era feita de um pl᳴ico derivado de petr쥯 e n㯠de celulose. N㯠頩nflamᶥl, 頲esistente a todo tipo de tens㯠e n㯠estᠳujeito ೠvaria絥s dimensionais. Ap㠳er resolvido o problema da aderꮣia da gelatina sens�l a esta base, este suporte foi adotado pela ind䲩a cinematogrᦩca a partir dos anos 70. Atualmente, com exce磯 dos negativos de c⭥ra, as c੡s do cinema comercial no mundo s㯠processadas neste tipo de base.

Bell & Howel Eyemo 71
C⭥ra 35mm desenvolvida na Bell & Howel, em Chigaco, nos Estados Unidos, cujos princ�os de design e funcionamento mec⮩co s㯠semelhantes a Filmo 70 produzida pela mesma ind䲩a. Ressalta-se que este equipamento foi um sucesso de venda em 1929 tendo permanecido at頯s anos 70 como uma c⭥ra de fᣩl opera磯 e ideal para reportagens. Existe uma vers㯠com acess⩯s que permite ser usada em est鯠para a filmagem de fic磯 e at頨oje 頵sada como crashcam (c⭥ra para quedas).

Bell & Howell Filmo 70
C⭥ra 16mm lan硤a em 1925 pela Bell & Howel (Chigaco, EUA) que conquistou o mercado amador e, em seguida, bastante utilizada na Segunda Guerra Mundial. Alcan篵 seu auge durante o surgimento da TV, antes e durante o surgimento do videotape, bastante usada para o registro de not�as de televis㯮 De manuseio extremamente fᣩl, 頥mpregada at頨oje por amadores e profissionais.

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C

C⭥ra sonora Auricom
Criada nos EUA nos anos 30, logo no in�o do som no cinema. Foi amplamente utilizada por amadores nesta d飡da que, assim como a c⭥ra BH Filmo 70, teve seu auge com a TV. A grande vantagem da Auricom era registrar o som direto no negativo. Foi bastante usada para entrevistas e reportagens at頯 in�o dos anos 70, tendo sido substitu� pelas c⭥ras CP, entre outras, cujo desenho era semelhante ao da Auricom, mas o som era registrado em banda magn鴩ca.

C⭥ra sonora magn鴩ca CP
Criada por Edmond M. di Giulio, que tendo trabalhado nas firmas que produziam a Auricom, criou sua pr಩a c⭥ra com algumas pequenas modifica絥s. A partir dos anos 70, se tornou uma coqueluche, pois gravava imagem e som, mas este 䩭o em banda magn鴩ca.

C੡
Feita a partir do negativo original de c⭥ra, este processo permite que a reprodu磯 de escalas de cinza e de cores seja exibida na ordem direta da imagem diferentemente do negativo.

I

Internegativo ou contratipo
Filme negativo de baixo contraste utilizado geralmente em laborat⩯ para a obten磯 de nova gera磯 de imagem.

Interpositivo ou master
feito a partir do negativo original, 頵m filme intermediᲩo para a obten磯 de um internegativo que substitui o negativo original e possibilita uma nova gera磯 de c੡s.

N

Negativo
Primeira gera磯 de material dentro das c⭥ras de filmar usado para tirar c੡s. No caso de filme montado, a c੡ 頦eita a partir do negativo conformado com a montagem.

Negativo de som
Matriz na qual s㯠impressos fotograficamente os impulsos el鴲icos sonoros. Esses impulsos variam na largura dependendo do processo ou da densidade. O negativo de som cont魠todas as informa絥s do original gravadas eletricamente.

Negativo de imagem sonoro
Suporte t�co das c⭥ras Auricom ou similares no qual simultaneamente s㯠gravados som e imagem nas bitolas 35 e 16mm.

S

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Som magn鴩co
Base de acetato ou poli鳴er aspergida de 詤o de ferro e metal evaporado, entre outros, que possibilitam a grava磯 de impulsos el鴲icos que, ap㠰assar por uma cabe硠magn鴩ca, s㯠reproduzidos normalmente. ɠimportante observar que o som magn鴩co, no cinema profissional, 頵sado tanto em fitas de ౶, 17,5 e 35mm, lisas ou perfuradas.

T

Telecine
Equipamento usado para transferir material f�ico para o dom�o da TV ou data podendo ser utilizado em vᲩos formatos desde VHS at頵ltra HD 4K.